janeiro 7, 2026
janeiro 7, 2026
07/01/2026

Polícia Civil realiza ‘Operação Rede Obscura’ contra exploração clandestina de internet na Zona Norte do Rio e Baixada Fluminense

Operação contra 'gatonet' tem presos e fuzil apreendido; vídeo | Enfoco

Nesta terça-feira (5/08), a Polícia Civil está realizando a “Operação Rede Obscura”, que visa combater a exploração clandestina do serviço de internet na Zona Norte do Rio e Baixada Fluminense. Durante a ação, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de um fuzil, duas pistolas, dinheiro, equipamentos eletrônicos e cabos. Duas pessoas já foram conduzidas à delegacia. O governador Cláudio Castro afirmou que não será tolerado que organizações criminosas controlem serviços essenciais à população para financiar atividades ilícitas. A investigação revelou que facções exploram de forma clandestina, utilizam criminosos armados para impedir a atuação de operadoras licenciadas e danificar a infraestrutura de rede.

A operação está sendo conduzida pela Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), com apoio do DGPE, Core e 38ª DP, como desdobramento de uma investigação em andamento. A análise de dados técnicos e relatos encaminhados à especializada pelo Disque-Denúncia deu início ao processo. Foram identificadas empresas vinculadas a grandes facções do estado, atuantes em diferentes regiões, operando com apoio de criminosos armados para impedir o acesso de operadoras licenciadas e danificar redes técnicas.

O material apreendido será analisado pelo setor de inteligência para subsidiar novas diligências e responsabilizar os envolvidos.

Foto: Reprodução/Internet

Vinkmag ad