julho 19, 2024
19/07/2024

Posto Digital do Detran.RJ ultrapassa meio milhão de acessos

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

O aplicativo Posto Digital, criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro há apenas três meses, quase duplicou o número de acessos ao sistema do Detran.RJ em relação ao trimestre de março, abril e maio de 2022. Nesse período, em que só havia o site à disposição da população, o sistema do departamento registrou 327 mil visitas. Nos mesmos meses em 2023, a iniciativa fez as visitas saltarem para mais de 540 mil.

Um dos principais serviços online lançados pelo Governo do Estado, o Posto Digital permite ao usuário usar um login e senha para consultar dados sobre seu veículo e sua carteira de habilitação, verificar quantos pontos recebeu com multas de trânsito e obter ou renovar documentos, entre outros serviços.

– Facilitar a vida da população é um compromisso nosso e vamos promover uma transformação digital. Queremos que o Rio de Janeiro seja uma referência nacional. O aumento do número de acessos e a adesão dos fluminenses a essas tecnologias mostram que estamos no caminho correto. Aplicativos como o Posto Digital estão cada vez mais adaptados à rotina das pessoas – afirmou o governador Cláudio Castro.

Aumento na comunicação de venda

Com mais acessos, naturalmente o aplicativo também permitiu a realização de mais serviços à população. Uma das funções que registraram aumento em relação ao ano de 2022 foi a intenção de venda, a chamada emissão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e).

Segundo o Detran.RJ, de janeiro a maio de 2022, foram emitidos 63.128 ATPV-e. Comparando com o mesmo período deste ano, o número de autorizações chegou a 76.906. Para o presidente do Detran, Adolfo Konder, os dados demonstram a aprovação dos usuários, evitando perda de tempo e mais custos:

– O Posto Digital é um dos principais serviços virtuais lançados pelo Detran.RJ em seu processo de transformação digital. Por ele, o cidadão pode fazer uma série de serviços sem precisar ir ao posto de atendimento. Pode dar entrada no pedido de renovação ou de segunda via da carteira de habilitação, pode obter o documento de licenciamento anual do veículo, pode iniciar o processo de transferência da propriedade do veículo, e até consultar os pontos recebidos em infrações de trânsito. Prestes a completar dois anos de existência, o Posto Digital caiu no gosto dos usuários do Detran, como demonstram os números de atendimentos e de documentos emitidos neste período – afirmou Konder.

Dados gerais

Somando os dados do site e do aplicativo, o Posto Digital, de janeiro a maio de 2022, teve 550.647 acessos, contra os 942.802 em 2023. No processo de renovação simplificada da CNH, de janeiro a maio de 2023 foram mais de 29,7 mil acessos, 658 pedidos de 2º via de CNH, 100,6 mil visualizações de ATPV-e e 211,8 acessos ao documento de licenciamento anual, o CRLV-E.

De acordo com o departamento de trânsito, foram registrados nos últimos cinco meses mais de 46,8 mil acessos ao formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e 97,4 mil acessos aos formulários de clínicas médicas.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter