No dia 1º de fevereiro de 2024, o prefeito de Niterói, Axel Grael, dedicou sua manhã para inspecionar as obras em andamento na Maternidade Municipal Alzira Reis, localizada em Charitas. A unidade é reconhecida por ser uma referência na prática do parto humanizado e está passando por uma abrangente reestruturação realizada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa).
Além de aumentar a capacidade de atendimento em 30%, o projeto inclui a implementação de uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos, ambientes de acolhimento e diversas melhorias na infraestrutura. O prefeito Axel Grael expressou sua satisfação ao observar os avanços da obra e ressaltou a importância da maternidade para a cidade.
“É uma unidade histórica, que tem credibilidade e reputação. É uma das poucas experiências duradouras no setor da saúde pública que oferece parto humanizado para a população. O nosso objetivo é ir além e oferecer mais modernização para esse serviço. Vamos ter mais salas, equipamentos novos e melhorias em toda a infraestrutura”, afirmou Grael.
Diversas etapas da obra já foram concluídas, incluindo a execução da fachada principal, áreas do setor administrativo, cozinha e laboratório. A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, também esteve presente durante a visita e reforçou o compromisso da gestão municipal em proporcionar dignidade nos partos.
“A gente espera melhorar a qualidade da assistência da obstetrícia aqui em Niterói. Vamos proporcionar um atendimento com mais dignidade, conforto, ambiência com equipamentos e mobiliários novos, onde a mulher possa ser atendida de forma completa”, ressaltou a secretária.
Além de ampliar a capacidade, a reestruturação da Maternidade Alzira Reis foca no parto humanizado, assegurando assistência completa às mulheres em todas as etapas. Ambientes específicos serão destinados a procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto, proporcionando conforto e segurança. A obra também inclui a criação de uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos e a implementação de práticas sustentáveis.
O investimento totaliza cerca de R$20 milhões, e até a conclusão da obra, as pacientes da Maternidade Municipal Alzira Reis estão sendo acolhidas no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).