Nesta terça-feira (31), o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, esteve presente na Operação Saúde Rosa, evento realizado como parte das atividades da Campanha Outubro Rosa. A ação, aberta ao público, contou com a participação de dezenas de mulheres que fazem curso de cuidador de idoso no CRAS de Vista Alegre, atendidas pelas equipes dos programas municipais da Secretaria de Saúde e Defesa Civil.
Durante a atividade, chamada de Operação Saúde Rosa, as equipes ofereceram orientações para promoção e prevenção de saúde, agendamento de preventivos e encaminhamentos para mamografia. O prefeito Capitão Nelson destacou os avanços na oferta de exames de prevenção em São Gonçalo.
“Quando assumimos o governo, havia uma fila de 8 mil mulheres para fazer a mamografia. Trabalhamos para mudar essa realidade e conseguimos zerar a fila. Hoje, temos vagas para todos os exames de prevenção em mais de um local. Sabemos que a prevenção é o melhor remédio”, afirmou o prefeito.
Durante o evento, também houve uma homenagem à agente comunitária Mary Cristina, falecida há 15 dias. A agente comunitária Márcia Oliveira, de 60 anos, que também é uma sobrevivente do câncer de mama, compartilhou sua história e enfatizou a importância do diagnóstico precoce.
“Eu sou prova viva de que o câncer tem cura. Estou aqui hoje porque fui atendida a tempo. Então: se toque, se previna, faça a mamografia”, orientou Márcia Oliveira.
Além das orientações e agendamentos de exames, a Operação Saúde Rosa também ofereceu testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, aferição de pressão, serviços de corte de cabelo, manicure e pedicure. A dona de casa Cláudia Mendes Araújo, de 53 anos, aproveitou a oportunidade para marcar seu preventivo.