Foto: Reprodução
A Prefeitura de Maricá registrou o segundo avistamento de um jaguarundi, também conhecido como gato-mourisco, no Refúgio de Vida Silvestre Municipal de Maricá, entre os dias 18 e 23 de novembro. A espécie é ameaçada de extinção e está presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e considerada vulnerável pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O felino possui um corpo delgado e alongado, com medidas que variam entre 48 e 83 cm de comprimento e peso de 3,7 a 9 quilos. Sua coloração varia entre preto, castanho escuro e avermelhado, sendo mais comum em florestas. Os gatos-mouriscos são animais solitários, mas toleram a presença de outros animais em seu território. Preferem caçar durante o dia e se alimentam de mamíferos, cobras, aves, entre outros.
O monitoramento da fauna é realizado por câmeras fotográficas ativadas por sensor de presença, instaladas nos troncos das árvores. O primeiro registro de gato-mourisco foi em janeiro deste ano e o segundo flagrante demonstra a conservação do Refúgio de Vida Silvestre de Maricá. O programa já registrou diversas espécies, como onça-parda, gato maracajá e tamanduá mirim.
A Secretaria de Cidade Sustentável busca entender os hábitos dos animais para desenvolver estratégias de proteção da biodiversidade até 2024. O Refúgio de Vida Silvestre de Maricá é uma área extensa que abriga diversas espécies e faz parte de um conjunto de Unidades de Conservação Municipais do município.