Nesta terça-feira (25/03), a Prefeitura de Niterói lançou o aplicativo SOS Mulher, com o objetivo de auxiliar na segurança das mulheres em situação de violência. O aplicativo permite que mulheres em risco acionem diretamente o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que enviará guardas municipais treinados para prestar socorro imediato. O prefeito Rodrigo Neves destacou que a iniciativa reforça o compromisso municipal com a segurança e proteção das mulheres. A vice-prefeita Isabel Swan ressaltou a importância da capacitação das pessoas que lidam com vítimas de violência para garantir um atendimento sensível e humanizado.
A resposta rápida diante de um pedido de socorro pode salvar vidas, conforme enfatizou a secretária da Mulher, Thaiana Ivia. O aplicativo estará disponível 24 horas por dia e é de fácil utilização. Em situações de risco extremo, a Patrulha Guardiã Maria da Penha poderá orientar as mulheres a irem para locais mais seguros. Além disso, a Polícia Militar será acionada imediatamente em casos onde o agressor esteja armado.
O prefeito Rodrigo Neves também sancionou um projeto de lei que amplia em 51% o auxílio a mulheres vítimas de violência em Niterói, equiparando o benefício ao valor de um salário mínimo. O Auxílio Social é concedido a vítimas de violência doméstica para ajudar na proteção e amparo, visando reduzir a dependência financeira do agressor. Mulheres que atendam a critérios específicos poderão receber o benefício reajustado a partir de abril.
Foto: Luciana Carneiro/PMN

Post Relacionados:



