A Prefeitura de Niterói concretizou mais um marco significativo na revitalização do Centro da cidade ao inaugurar, nesta terça-feira (12), as obras de integração do Caminho Niemeyer com a região central. O Município concluiu o prolongamento das ruas Marquês de Caxias, Saldanha Marinho e Doutor Fróes da Cruz até o Caminho Niemeyer.
Em uma área total de 65 mil metros quadrados, anteriormente ocupada por um supermercado e um estacionamento, realizou-se a reurbanização e requalificação. Esses oito quarteirões estão destinados a abrigar empreendimentos imobiliários residenciais, com estabelecimentos comerciais nos térreos dos edifícios.
A Alameda Oscar Niemeyer, um boulevard exclusivo para pedestres, também foi entregue. Transversal às três ruas prolongadas, corta ao meio o espaço onde estão os oito quarteirões. Com projeto paisagístico do escritório Burle Marx, o boulevard ocupa 10 mil metros quadrados e é adornado por 220 árvores.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que as obras recém-entregues fazem parte de um amplo esforço para revitalizar o Centro. “Uma das premissas principais para a revitalização era trazer mais moradores para o Centro da cidade. Gradativamente, esta região se transformará no novo Centro de Niterói, induzindo investimentos para a recuperação do espaço”, afirmou Grael.
O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, salientou que a integração do Caminho Niemeyer com o Centro era um desafio que se tornou realidade. “Era necessário dar uma volta muito grande para sair do Centro e chegar no Caminho Niemeyer. A partir de agora, isso será possível atravessando duas quadras. A cidade também ganha a Alameda para pedestres Oscar Niemeyer, um espaço público marcante”, disse o secretário.
A iniciativa privada ficará responsável pelos empreendimentos nos oito quarteirões, com a expectativa de licenciar cerca de três mil unidades habitacionais.
