junho 25, 2026
junho 25, 2026
25/06/2026

Prefeitura do Rio decreta ponto facultativo na segunda-feira após classificação do Brasil na Copa

A Prefeitura do Rio de Janeiro declarou ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, nas repartições públicas municipais. A decisão foi tomada em virtude da participação da seleção brasileira na fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026, após a confirmação da classificação do Brasil para essa etapa do torneio.

O decreto divulgado pelo prefeito Eduardo Cavaliere estabelece que os servidores poderão dispensar-se do expediente nesse dia, exceto aqueles que atuam em serviços considerados essenciais para o funcionamento da cidade. Essas atividades, como hospitais, unidades de emergência e demais setores indispensáveis, seguirão operando normalmente.

A medida foi publicada após a classificação do Brasil para a fase seguinte do Mundial, e assim, o ponto facultativo será observado em todas as repartições públicas municipais que não tenham obrigatoriedade de funcionamento contínuo. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde foi orientada a definir, por meio de resolução, as regras específicas para o atendimento nas unidades de saúde do município durante esse período.

A prefeitura também comunicou que a decisão visa possibilitar maior flexibilidade aos servidores durante o evento esportivo, sem comprometer os serviços essenciais à população. A iniciativa foi anunciada de forma informal nas redes sociais pelo prefeito, que utilizou imagens de um dos jogadores da seleção, Vini Jr., para comunicar a medida.


Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.

Vinkmag ad