A Prefeitura do Rio de Janeiro pretende criar ainda neste ano uma nova unidade de fiscalização de trânsito, denominada Força Municipal de Trânsito, composta exclusivamente por guardas municipais. A iniciativa, que consta no Acordo de Resultados divulgado em maio, visa reforçar ações de controle viário na cidade, em um momento de aumento de infrações e acidentes de trânsito.
Segundo informações preliminares, o projeto está em fase de planejamento, com detalhes específicos, incluindo o uso de armas, ainda em definição. A equipe deverá ser composta integralmente por agentes da guarda municipal, com possíveis parcerias com a Polícia Militar para ampliação de tarefas. A previsão é que a força seja implementada até o final de 2026.
As discussões envolvem o foco de atuação do novo grupo. Diversos especialistas e representantes políticos sugerem que a prioridade seja o combate a mudanças na circulação causadas pelo crescimento do uso de motos de entrega, veículos autopropelidos e bicicletas elétricas. Estes veículos têm contribuído para o aumento de acidentes e complicações no atendimento de saúde, de acordo com opiniões de autoridades e profissionais ligados à mobilidade urbana.
Além disso, há propostas para ampliar o escopo de fiscalização, incluindo infrações como estacionamento irregular, desrespeito a sinais de trânsito, circulação de veículos no sentido contrário e obstruções em vias públicas. A necessidade de uma atuação mais ampla é defendida por alguns especialistas, que sugerem o retorno parcial das ações de fiscalização de trânsito realizadas anteriormente pela Guarda Municipal, envolvendo convênios com a Polícia Militar para dividir tarefas.
Nos bairros, os problemas de desordem e infrações são frequentes. Regiões do Centro, Zona Sul, Copacabana e Zona Norte têm registros de veículos estacionados irregularmente, ocupação indevida de vias por caminhões e pontos de conflito que prejudicam o fluxo. Moradores e comerciantes dessas áreas relatam dificuldades para manter a ordem, destacando a ausência de agentes de trânsito em horários necessários para a fiscalização efetiva.
Atualmente, a divisão armada da Guarda Municipal, conhecida como Força Municipal, atua em locais com altos índices de crimes, como roubos e furtos, realizando abordagens e recuperando veículos e objetos de valor. Desde sua criação, já realizou mais de 5.700 operações, apreendendo armas, recuperando motocicletas, bicicletas e celulares, além de prender suspeitos.
A implantação da nova força de trânsito visa, portanto, ampliar a atuação da Guarda Municipal e melhorar o gerenciamento do fluxo viário na cidade. Os próximos meses deverão indicar o cronograma oficial e os critérios de atuação do grupo, com a expectativa de que contribua para uma cidade com trânsito mais organizado e seguro.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



