A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo está empenhada na preservação da biodiversidade e do ecossistema local. Na última quinta-feira (25), três animais foram reintegrados com sucesso à natureza: um cágado-pescoço-de-cobra (Hydromedusa tectifera), um cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus) e um pássaro socó-dorminhoco (Nycticorax nycticorax).
A soltura dos animais foi realizada por uma equipe especializada de veterinários da Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) de São Gonçalo e por guardas municipais do Grupamento de Proteção Ambiental (GPam).
Fernando Medeiros, técnico ambiental, destaca que os cágados resgatados chegaram à ASAS sem alterações clínicas, permanecendo em observação até a soltura. O pássaro socó-dorminhoco precisou passar por exames e cirurgia no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) Unesa, em Vargem Pequena, antes de ser solto após a recuperação.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, celebra a ação e destaca o compromisso em garantir o equilíbrio ambiental nas áreas de preservação do município.
“A reintegração destas espécies às áreas de conservação de Mata Atlântica presentes na cidade representa o resultado de um trabalho frequente de preservação e tem como objetivo principal promover a biodiversidade das áreas florestais de São Gonçalo”, afirma.
Desde sua inauguração em junho de 2022, a ASAS já recebeu cerca de 500 animais silvestres resgatados e tratados no local, sendo 81 somente em janeiro deste ano.