Uma das práticas abusivas com os usuários da Moeda Social Mumbuca, que circula apenas em Maricá, é a cobrança de um valor maior pelo produto, uma moeda em que a Prefeitura de Maricá paga diversos benefícios, como Renda Básica da Cidadania (RBC), Programa de Proteção do Trabalhador (PPT), MumbuCão, Auxílio Recomeço, entre outros.
Essa prática é considerada abusiva e vai contra a política de contas comerciais do Banco Mumbuca. Na última terça-feira (31/10), fiscais do Procon foram apurar uma denúncia em relação a um depósito na Avenida Jardel Filho, no Jardim Atlântico (Itaipuaçu), que estaria efetuando a cobrança adicional de R$ 10,00 (dez reais) na venda de seus produtos pagos através da moeda social Mumbuca.
Ao chegar no local, a denúncia foi confirmada, e a responsável pelo estabelecimento se prontificou a resolver de imediato, igualando a cobrança e equiparando a moeda social ao real.
Você, consumidor, pode denunciar estabelecimentos por práticas irregulares, como a comercialização de produtos fora da validade ou em condições impróprias, através do Whatsapp (21) 97235-7207 ou do Portal de Defesa do Consumidor, que você pode acessar clicando aqui!