Neste mês de março, os profissionais da saúde da rede pública de São Gonçalo estão se dedicando a uma capacitação importante sobre o pré-natal. O foco é trazer atualização e melhorias na assistência oferecida às mulheres que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).
A capacitação, que acontece em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher, destaca a importância do pré-natal. Marta Belleza, enfermeira do Paism, explica que as atualizações abordam desde o pré-natal de risco habitual até os casos mais delicados, além dos cuidados especiais para gestantes com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs – HIV e sífilis) e aquelas que desejam planejar a gravidez.
É fundamental, segundo o Ministério da Saúde, que as gestantes procurem uma Unidade de Saúde da Família (USF) próxima assim que descobrirem a gravidez, preferencialmente até a 12ª semana. Dr. Gleison Rocha, secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, destaca que o pré-natal visa garantir uma gestação saudável para a mãe e o bebê, com acompanhamento em unidades preparadas para situações de risco, sempre mantendo a proximidade com a unidade de origem.