julho 15, 2024
15/07/2024

Programa Limpa Rio: Transformando São Gonçalo contra inundações

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Programa Limpa Rio em São Gonçalo: Ação incansável contra inundações

O Programa Limpa Rio, uma parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Meio Ambiente, destaca-se por sua incansável atuação contra as inundações no município. Nesta sexta-feira (1), equipes dedicam esforços à dragagem do Rio Alcântara e à limpeza do Rio Valéria, em Itaúna, e do Canal Jardim Catarina, no Jardim Catarina Velho e Novo. Desde 2021, atendendo ao pedido do prefeito Capitão Nelson, o projeto visa a manutenção e limpeza de corpos hídricos, prevenindo alagamentos causados por resíduos.

Carlos Afonso, secretário municipal de Meio Ambiente, destaca a relevância do projeto, evidenciando resultados positivos desde seu início. Geraldo Barboza, serralheiro residente no Alcântara, uma área vulnerável a enchentes, expressa esperança na melhoria do bairro. Contudo, Afonso ressalta a necessidade de conscientização da população para evitar o descarte inadequado de resíduos nos rios.

No final de 2023, toneladas de materiais foram retiradas dos rios, seguindo as normas adequadas na Central de Tratamento de Resíduos Alcântara (CTR-Alcântara). O programa já abrangeu cerca de oito quilômetros de corpos hídricos no município. Próximos rios a receberem os benefícios do Limpa Rio incluem o Canal Isaura Santarém, o rio Guaxindiba, o rio Camarão, o rio Porto da Pedra e o rio Mutondo, evidenciando uma ação integrada com as secretarias de Conservação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter