Nesta terça-feira (9), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou que o governo lançará até fevereiro o Voa Brasil, um programa que oferecerá passagens de até R$ 200 para aposentados e alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) – destinado a bolsas universitárias para estudantes de baixa renda. As informações são do G1.
Segundo Costa Filho, as passagens estarão disponíveis para compra após o anúncio oficial pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Voa Brasil foi inicialmente anunciado em março de 2023 pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, mas não foi implementado durante sua gestão. Silvio Costa Filho assumiu o ministério em setembro e, em dezembro, indicou que o programa seria efetivado em 2024.
O ministro destacou que mais de 20,8 milhões de aposentados do INSS que recebem até dois salários mínimos serão beneficiados, juntamente com cerca de 600 mil estudantes do ProUni. O Voa Brasil visa atrair entre 2,5 milhões e 3 milhões de novos passageiros para o mercado da aviação brasileira, incluindo aqueles que não voaram nos últimos anos ou nunca utilizaram a aviação comercial.
Silvio Costa Filho também informou que o governo está trabalhando para reduzir o preço do querosene de aviação, resolver questões judiciais entre companhias aéreas e passageiros, e aumentar o crédito para empresas em colaboração com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)