O carnaval é uma das manifestações culturais mais importantes do país, mas vem sofrendo com a falta de investimento e incentivo. Para mudar esse cenário, o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ) apresentou na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação do Fundo Nacional de incentivo e manutenção do carnaval brasileiro.
O objetivo do PL é criar uma contribuição sobre a comercialização de bebidas alcoólicas para financiar o carnaval. A contribuição seria de 0,5% do valor da venda de bebidas nacionais e 1% das importadas. Vale ressaltar que os fabricantes artesanais estão isentos.
Segundo Quaquá, o Fundo Nacional de incentivo e manutenção do carnaval brasileiro é uma forma de fortalecer a indústria do carnaval em todo o país, gerando empregos e fomentando a economia criativa. Além disso, o PL prevê que o fundo seja gerido pelo Ministério da Cultura em parceria com as prefeituras das cidades que realizam o carnaval.
A proposta também é uma forma de valorizar as escolas de samba e os blocos de rua, que são responsáveis por manter a tradição do carnaval vivo no país. Com o fundo, essas agremiações teriam mais recursos para investir em seus desfiles e apresentações, garantindo a qualidade e o sucesso do evento.