julho 15, 2024
15/07/2024

Proposta de lei visa reforçar segurança nas estradas do Rio de Janeiro

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Monitoramento em estradas e encostas poderá ganhar centro integrado no Rio  _ Foto: Antonio Valiente/Agencia RBS
As condições de estradas e encostas no Estado do Rio de Janeiro podem passar a ser monitoradas através de um centro integrado de acompanhamento. É o que propõe o deputado Guilherme Delaroli (PL) através do Projeto de Lei 520/2023, em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
Pela proposta, o Centro Integrado de Monitoramento de Estradas e Encostas (CIMEE) será gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Cidades do Estado do Rio de Janeiro, e poderá ser instalado em local de fácil deslocamento.
Ainda segundo o projeto de lei, o monitoramento poderá ser executado através de câmeras, drones (veículo aéreo não tripulado), imagens de satélite e outras tecnologias que facilitem a vigilância.
“O monitoramento das encostas e estradas é importante não apenas para identificar riscos, mas também auxiliar para maior agilidade na mobilização de equipes em casos de acidentes. Poderá ajudar a salvar vidas”, afirma o deputado estadual Guilherme Delaroli.
O PL 520/2023 já recebeu parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Transportes e Defesa do Meio Ambiente, aguardando pareceres das comissões de Assuntos Municipais e Orçamento para a votação em plenário.
Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter