julho 24, 2024
24/07/2024

Redução dos crimes em São Gonçalo: Impacto do patrulhamento nas ruas

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Patrulhamento nas ruas gera redução de crimes em São Gonçalo

O eficiente patrulhamento nas ruas, em conjunto com ações estratégicas de inteligência e integração entre as forças de segurança, tem contribuído de forma significativa para a diminuição dos índices criminais em São Gonçalo neste início de 2024. O 7º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com a Operação Segurança Presente e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), tem ampliado sua presença nas vias públicas, promovendo um patrulhamento ativo e ações coordenadas de inteligência.

Destaca-se que o 7º Batalhão de Polícia Militar alcançou o primeiro lugar no índice do Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados em todo o Estado do Rio de Janeiro. Dados parciais do Instituto de Segurança Pública (ISPGeo) indicam uma queda expressiva nos índices de criminalidade, com uma redução de 91% na letalidade violenta em comparação com março de 2023, o menor número registrado desde 2003.

Os resultados são notáveis, com quedas de 57% no roubo de veículos, 43% no roubo de rua e 77% no roubo de cargas, todos marcando os menores índices para o mês de março desde 2003.

A atuação da Guarda Municipal tem sido outro fator determinante para a redução da violência na cidade. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, observou-se um aumento de 56% no número de ordens de serviço recebidas pela corporação em comparação com o mesmo período do ano anterior, evidenciando uma maior demanda por seus serviços.

Ademais, o número de prisões realizadas pela Guarda aumentou significativamente, com 28 prisões em fevereiro, em comparação com apenas quatro no mês anterior. Destacam-se as ocorrências relacionadas a delitos cometidos durante as madrugadas, como furto de cabos e materiais elétricos.

O secretário de Ordem Pública, tenente coronel Márcio Ribeiro, enfatizou a importância da integração entre as forças de segurança do Estado, ressaltando que esse trabalho tem sido crucial para os avanços na segurança pública do município. Ele salientou ainda que a integração sempre foi uma prioridade do prefeito Capitão Nelson, que busca incessantemente o diálogo com todas as forças de segurança atuantes na cidade.

O aumento da demanda pelos serviços da Guarda Municipal, especialmente em fevereiro, está diretamente relacionado à integração com a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG). Destaca-se o número de ocorrências atendidas pela corporação, especialmente durante as madrugadas, por meio das rondas noturnas, e também por meio da integração com outras secretarias.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter