Cidade virou um grande canteiro de obras na gestão de Capitão Nelson: urbanização; novas unidades de saúde e educação; limpeza e dragagem constante de rios e valões; espaços de lazer; restaurante popular; centros de atendimentos para cães e gatos;
Por Redação
Uma pesquisa (GPP) realizada na última semana entre os eleitores de São Gonçalo aponta o atual prefeito, Capitão Nelson Ruas (PL), com aprovação na casa dos 80% para sua reeleição. A Saúde é a pasta melhor avaliada, apresentando mais de 25% de satisfação entre os entrevistados. Investimentos em obras de infraestrutura e segurança pública, assim como a gestão do governo, também reforçam o alto grau de aceitação da população do município. Na contramão, Dimas Gadelha (PT) sonha em reeditar a eleição de 2020, quando disputou o segundo turno com Capitão Nelson e foi derrotado.
Faltando poucos meses para o próximo pleito eleitoral, os índices do atual governo superam muito seus antecessores. No cenário de hoje, Capitão Nelson não tem adversários que possam ameaçar sua reeleição.
Entre aqueles que aprovam sua gestão, na área da saúde a confiança da população se explica através de investimentos significativos. Com mais de 25% de satisfação entre os eleitores, a secretaria de Saúde, comandada pelo médico Gleison Rocha, joga um balde de água fria sobre os planos de Dimas, que é médico sanitarista e foi secretário da pasta nos governos Neilton Mulim (2013-2016) e Nanci (2017-2020).
Pesam sobre o índice popular construções de novas unidades de atendimento, com destaque para o novo Centro de Imagem e Especialidades (Vila Três), a ampliação do hospital de retaguarda Menino de Deus (Centro), a nova Clínica Municipal do Colubandê e mais de 30 unidades de atendimento da rede de atenção básica.
Dezenas de unidades de saúde passaram por reforma e ganharam novos equipamentos, além de ampliarem a lista de cirurgias e exames.
As intervenções urbanísticas também mantém a positividade sobre a imagem do governo, devido às obras nos bairros, asfalto e pavimentação em toda cidade.
Na visão da maioria dos eleitores, Capitão Nelson tem feito um bom trabalho, ao realizar novos investimentos em diversas áreas, retomar obras que estavam paradas, promover organização nos espaços públicos e garantir os serviços para a população, como limpeza urbana, iluminação e ordenamento urbano, entre outros.
Entre os destaques da gestão está a segurança pública, que ganhou agentes do programa Segurança Presente, logo após o prefeito assumir a cidade.
Desde então (2021), houve um aumento expressivo do policiamento no município. A Guarda Municipal também vem recebendo investimentos e apoiado o patrulhamento de modo efetivo.
Na educação, a construção de novas creches veio para garantir três mil novas vagas para as crianças. Vale ressaltar que todos os bairros estão sendo contemplados com investimentos.
Para mais de 80% da população, Capitão Nelson merece ser reeleito. Cabe destacar que a pesquisa foi realizada durante a última semana, justamente no período das fortes chuvas.
Capitão Nelson mora e vive na cidade. É comum vê-lo nos bairros acompanhando obras e conversando com os moradores. Diferente de Dimas, que mora em Camboinhas, bairro de alto padrão da vizinha Niterói.
Se o cenário de hoje já é desanimador para os adversários do atual prefeito, para Dimas ainda pode piorar, devido à possível queda da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
No início de 2023, Dimas abocanhou boa parte do Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro, o qual vem utilizando para empregar suas lideranças e parças. A TV Globo já chegou a noticiar algumas matérias sobre o assunto. O órgão é responsável pela administração dos seis hospitais federais do estado.