julho 15, 2024
15/07/2024

Resgate e Reabilitação de animais silvestres em São Gonçalo: Compromisso ambiental em destaque

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Resgate e Reabilitação de animais silvestres em São Gonçalo: Compromisso ambiental em destaque

A equipe da Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) em São Gonçalo demonstra seu empenho contínuo na preservação da fauna local, conforme relatório divulgado esta semana. Localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, a ASAS revela um panorama das atividades realizadas em março de 2024, destacando-se como uma peça-chave na conservação ambiental.

Durante o terceiro mês do ano, foram resgatados 38 animais pela ASAS, evidenciando a diversidade da fauna regional e os progressos na salvaguarda das áreas naturais. Dentre as espécies assistidas encontram-se gambás, jararaca, sagüi, cágado e diversas aves, como pica-pau, falcão, suiriri, sanhaço e gavião.

Sob a liderança da equipe de soltura, quatro reintegrações bem-sucedidas foram realizadas em março, visando devolver os animais ao seu habitat natural e contribuir para o equilíbrio dos ecossistemas.

Doze animais foram encaminhados para outras unidades especializadas, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde receberam tratamentos específicos conforme suas necessidades individuais.

Dos 38 animais recebidos, 22 permanecem sob os cuidados da ASAS. O secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, enfatiza o compromisso contínuo da equipe com a conservação da fauna e a reabilitação de animais silvestres.

A ASAS agradece à comunidade, parceiros e colaboradores pelo apoio constante, reiterando seu compromisso com a proteção e preservação da vida selvagem e um futuro sustentável para as espécies locais.

É importante ressaltar que a ASAS não acolhe animais domésticos vítimas de maus-tratos ou acidentes, concentrando-se exclusivamente em animais silvestres, especialmente os nativos da Mata Atlântica que necessitam de resgate.

Para solicitar resgate de animais silvestres pela ASAS:

Telefone: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba)

Comando de Polícia Ambiental

Telefone: 0300 253 1177

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter