julho 15, 2024
15/07/2024

Revitalização de Unidade de Saúde Amplia Oferta de Serviços no Porto Novo

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Revitalização de Unidade de Saúde Amplia Oferta de Serviços no Porto Novo

A recente revitalização da unidade de saúde Haroldo Pereira Nunes, situada no Porto Novo, resultou na ampliação dos serviços disponíveis para a comunidade local. Sob a administração do prefeito Capitão Nelson, esta unidade básica de saúde se tornou a quinta a passar por melhorias, atendendo agora aproximadamente 2,2 mil usuários mensalmente.

Com ajustes estruturais e otimização de espaços, a UBS passa a oferecer seis especialidades médicas, incluindo odontologia, cardiologia, geriatria, ginecologia, pediatria e clínica geral. Além disso, disponibiliza serviços como curativos, preventivo humanizado, aferição de pressão arterial, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação, atendimentos de enfermagem e laboratório para coleta de sangue, urina e fezes.

Ariadne Guerreiro de Paula, auxiliar de serviços gerais, compartilhou sua experiência positiva ao utilizar os serviços da unidade para seu filho de cinco meses. Ela elogiou o atendimento dedicado e carinhoso dos profissionais, destacando a qualidade do serviço prestado.

Todas as novas unidades de saúde seguem padrões estabelecidos pela Anvisa, garantindo ambientes adequados e acessíveis, conforme as normativas RDC 50 e NBR 9050. Com ambientes climatizados e adaptados para pessoas com deficiência, essas unidades foram revitalizadas com pisos novos, pintura e reestruturação da fachada.

Carla Souza, administradora da unidade, ressaltou a importância da sala de curativos, que registrou um aumento na demanda após a revitalização. Além disso, a sala de classificação de risco oferece serviços como aferição de glicose em diabéticos, sem necessidade de agendamento prévio.

Erlan de Castro Souza, comerciante local, expressou sua satisfação com as melhorias na unidade de saúde, destacando o ambiente acolhedor e o atendimento de qualidade oferecido pelos profissionais.

O secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha, enfatizou a importância da Atenção Básica para o funcionamento eficaz de toda a rede de saúde, destacando que os primeiros atendimentos devem ser realizados nos postos de saúde, evitando sobrecarregar as unidades de urgência e emergência.

Com sistema informatizado, a unidade agenda consultas de especialidades localmente, além de agendar outras especialidades e exames pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter