O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e da Riotrilhos, revelou nesta segunda-feira (9) os primeiros detalhes do maior plano de expansão do metrô da história fluminense. A criação da Linha 3, que conectará a Praça XV ao Guaxindiba, com 28 km de extensão e 15 estações, é um dos destaques.
Metrô intermunicipal entre Niterói e São Gonçalo
A nova Linha 3 do Metrô será a primeira linha intermunicipal do estado, ligando Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Com a estimativa de beneficiar 650 mil passageiros diariamente, a obra reduzirá o tempo de deslocamento entre Niterói e São Gonçalo, especialmente nos horários de pico.
Projeto estratégico para Niterói
O Plano Diretor Metroviário (PDM) reforça o papel estratégico de Niterói na malha ferroviária, com investimentos do Governo Federal e Estadual. O custo total para a construção da Linha 3 está estimado em R$ 28 bilhões. Segundo o secretário Washington Reis, a expansão “vai revolucionar a mobilidade urbana, reduzindo engarrafamentos e emissões de CO₂”.
Ampliações adicionais
O plano de expansão inclui a ligação Estácio – Praça XV e a extensão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes. A Linha 3 colocará Niterói no centro da transformação urbana e logística, impulsionando o desenvolvimento econômico. A expectativa é que as obras sejam iniciadas em breve.
Foto: Divulgação

Post Relacionados:



