A partir de domingo (28), o pagamento em dinheiro será suspenso nos ônibus municipais do Rio de Janeiro, permitindo que as tarifas sejam quitadas exclusivamente por meios eletrônicos, como o cartão Jaé, aplicativos ou PIX. A medida faz parte de um processo de modernização do sistema de bilhetagem na cidade.
Desde maio, o município vem comunicando a mudança, que tem recebido ampla adesão. Dados indicam que mais de 200 mil usuários passaram a utilizar o cartão Jaé e que as transações via PIX foram feitas em mais de 345 mil viagens. Atualmente, aproximadamente 4% das viagens ainda são pagas em dinheiro, enquanto 96% utilizam formas eletrônicas de pagamento.
Outra alteração importante envolve o uso de cartões de integração tarifária, incluindo o Bilhete Único Carioca (BUC) e o Bilhete Único Margaridas (BUM). A partir de domingo, esses cartões só poderão ser utilizados para viagens simples e recargas, e a integração entre diferentes modos de transporte, como ônibus, BRT e VLT, será exclusiva para quem usar o aplicativo Jaé ou o cartão preto vinculado ao CPF. O cartão ecológico, conhecido como “cartão verde”, será aceito apenas para viagens avulsas, sem possibilidade de integração tarifária.
Segundo a prefeitura, aqueles que dependem das integrações para economizar nas tarifas precisarão migrar para o sistema digital ou optar pelo cartão vinculado ao CPF. O pagamento pelo PIX continuará disponível, mas apenas para passagens individuais, sem possibilidade de integração tarifária. A confirmação do pagamento via PIX ocorre em média em 27 segundos.
A administração orienta os usuários que ainda utilizam o cartão verde ou não possuem cadastro a realizarem a migração o quanto antes, preferencialmente pelo aplicativo do Jaé. Para facilitar o procedimento, a cidade aumentou a rede de atendimento, que hoje conta com aproximadamente 1.600 pontos, incluindo bancas de jornal, lojas credenciadas, bilheterias e totens de autoatendimento nas estações de BRT, VLT e metrô, entre Jardim Oceânico e Botafogo. Mais de 500 pontos já estão habilitados para emissão e recarga do cartão.
Usuários do cartão Jaé de gratuidade, na versão amarela, permanecem isentos das mudanças e continuam a usufruir do benefício normalmente. A prefeitura reforça que a exclusão do pagamento em dinheiro é definitiva e não há previsão de retorno ao método tradicional, destacando a necessidade de adaptação ao sistema digital.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



