junho 26, 2026
junho 26, 2026
26/06/2026

Rio de Janeiro encerra pagamento em dinheiro nos ônibus a partir de domingo

A partir deste domingo (28), o uso de dinheiro para pagamento de passagens de ônibus municipais no Rio de Janeiro será totalmente descontinuado, marcando a adoção definitiva do sistema de bilhetagem eletrônica. A mudança visa ampliar o uso do novo método de pagamento, que já vem sendo gradualmente adotado pelos usuários desde maio, quando foi anunciado.

Desde o início da implementação do sistema de bilhetagem eletrônica, mais de 200 mil pessoas já utilizaram a plataforma, conhecida como Jaé. Além disso, a modalidade de pagamento por PIX foi responsável por cerca de 345 mil embarques em apenas um mês de operação em toda a frota de transporte público da cidade.

Para facilitar a transição, a prefeitura disponibilizou uma rede composta por aproximadamente 1.600 pontos de atendimento. Entre esses, estão bilheterias, máquinas de autoatendimento em estações de BRT e VLT, além de mais de 500 bancas de jornal credenciadas, que oferecem recarga e venda de cartões eletrônicos.

A mudança também afeta os benefícios de integração do transporte público. Os descontos pelo Bilhete Único Carioca (BUC) e Bilhete Único Margaridas (BUM) passaram a ser exclusivos para quem usar o cartão preto ou o aplicativo do novo sistema. No caso do cartão verde em formato de cartão avulso, sua validade continuará, mas terá funções limitadas: poderá ser recarregado e utilizado para passagens avulsas, porém sem direito à tarifa diferenciada ao integrar diferentes linhas ou modais de transporte. A expectativa é que, com a nova medida, o sistema de transporte público se torne mais digital e eficiente.


Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.

Vinkmag ad