julho 19, 2024
19/07/2024

São Gonçalo: Caminhada de conscientização do autismo

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Evento no Centro de São Gonçalo destaca importância da conscientização

Na manhã de sábado (6), uma grande mobilização reuniu mais de 200 pessoas na “Caminhada de Conscientização do Autismo: o autista cresceu, e agora?”, realizada no Centro de São Gonçalo. Partindo da Rua Coronel Moreira César em direção à Praça Luiz Palmier, o evento contou com a presença de familiares, amigos e membros da comunidade, encerrando-se com a Feira de Artesanato de Mães Atípicas na praça.

O movimento foi organizado pelo grupo Tea Mães em Ação e Casa Atípica, com apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo e da Cruz Vermelha, e teve como propósito celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Com balões e cartazes coloridos, a caminhada ganhou ainda mais vida com a participação do grupo de gaita de fole de São Gonçalo.

Evangelista Ubirajara, participante do evento e deficiente físico, enfatizou a importância da inclusão: “É fundamental levantar a bandeira de que o autista tem o direito de estar onde quiser. Com essa iniciativa, buscamos conscientizar as pessoas. O prefeito Capitão Nelson tem sido um grande apoiador deste grupo”.

Andreia Iuki, acompanhada pelo marido e pelo filho autista Artur Iuki, de 15 anos, destacou a necessidade de promover o entendimento e o respeito pelo autismo: “Estamos aqui para contribuir com essa conscientização. Acredito que os autistas podem e devem estar presentes em todos os lugares, e cabe a nós entender e respeitar o espaço deles”.

A publicitária Priscila Oliveira, presente no evento, enfatizou a importância da conscientização e da adaptação à realidade dos autistas: “É gratificante participar desse momento. A conscientização é essencial. Estamos vendo cada vez mais movimentos como esse, que antes não faziam parte do nosso convívio. É fundamental entendermos e nos adaptarmos à realidade dos autistas”.

A caminhada demonstra o crescente apoio e conscientização para a inclusão das pessoas com autismo na sociedade, enfatizando a importância da aceitação e do respeito mútuo.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter