A noite desta quarta-feira foi marcada por desespero e tristeza para os torcedores do Santos. Após enfrentar a ameaça de rebaixamento nos últimos dois anos, o time não conseguiu evitar a queda e disputará a segunda divisão nacional pela primeira vez em sua história.
A confirmação do rebaixamento veio com a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza na Vila Belmiro, somada às vitórias do Vasco e do Bahia, que ultrapassaram o Santos na tabela. O resultado é um golpe duro para os santistas, que vivem um momento difícil após a perda de Pelé, seu ídolo máximo, no ano passado.
A trajetória descendente do Santos em 2023 se acentuou nas últimas cinco partidas, nas quais não conseguiu conquistar uma vitória. Mesmo lutando em campo, a equipe não conseguiu reverter a situação. Na Vila Belmiro, apesar do esforço evidente, o futebol limitado do time ficou evidente, e a derrota se concretizou.
Esta é a terceira temporada consecutiva em que o Santos enfrenta a ameaça de rebaixamento, mas desta vez a queda se concretizou. A gestão de Andrés Rueda, que deixa a presidência em breve, é apontada como responsável pelos erros que levaram o clube à segunda divisão. O presidente, já impopular entre os torcedores, recebeu críticas antes mesmo do apito final do árbitro Vuaden.
O Santos, que ao longo de sua história se destacou como um clube de elite, agora se vê em uma situação inédita e desafiadora. Resta aos torcedores e à nova gestão, que será escolhida em breve, buscar soluções para reerguer o clube e retornar à Série A.



