julho 15, 2024
15/07/2024

São Gonçalo: Alunos aclamam inclusão do feijão vermelho nas refeições

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
São Gonçalo: Alunos aclamam inclusão do feijão vermelho nas refeições

Na Escola Municipal Duque Estrada, situada na comunidade do Galo Branco, em São Gonçalo, os alunos foram surpreendidos no almoço desta terça-feira (9) com a introdução do feijão vermelho no cardápio. Os estudantes tiveram a oportunidade de desfrutar de uma feijoada saudável, elaborada com feijão vermelho e carne bovina, acompanhada de arroz, farofa, couve refogada e laranja. Ao término da refeição, os alunos expressaram suas opiniões sobre o novo prato por meio de um sistema de avaliação.

O teste de aceitabilidade desempenha um papel crucial na avaliação da receptividade do cardápio escolar pelos alunos da rede municipal, sendo um indicador fundamental da qualidade das refeições oferecidas. De acordo com as diretrizes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é obrigatório realizar esse teste sempre que um novo alimento ou preparação for introduzido no cardápio.

“A inclusão do feijão vermelho visa enriquecer ainda mais as opções da alimentação escolar, aproveitando os benefícios nutricionais desse alimento rico em fibras. O teste realizado evidenciou uma aceitação unânime entre os alunos. Portanto, o feijão vermelho será incluído na próxima chamada pública da agricultura familiar e passará a fazer parte do cardápio regular a partir do próximo semestre”, explicou a nutricionista Bruna Messias.

O secretário de Educação, Maurício Nascimento, acompanhou de perto o teste e destacou a importância de considerar a opinião dos alunos sobre os alimentos servidos na escola.

“Nosso compromisso é fornecer uma alimentação escolar de qualidade aos alunos da rede municipal, proporcionando refeições nutritivas e saborosas. Por isso, é fundamental conduzir o teste de aceitabilidade de forma cuidadosa, valorizando a participação dos alunos. A feijoada saudável foi um verdadeiro sucesso, e certamente será integrada ao cardápio regular”, enfatizou o secretário

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter