Nesta semana, o Ecoponto do Barro Vermelho, inaugurado há três anos pela prefeitura de São Gonçalo, celebrou seu marco de funcionamento. Desde sua implantação, em 20 de junho de 2020, o equipamento recebeu mais de 440 toneladas de materiais recicláveis, promovendo a coleta seletiva e ações sustentáveis na cidade. Nesse espaço, os usuários podem trocar resíduos recicláveis por créditos em moeda digital.
Além do primeiro Ecoponto, existem mais três unidades em operação: uma em Santa Luzia, que já coletou mais de 183 toneladas; outra no Zé Garoto, com arrecadação superior a 36 toneladas; e um recém-inaugurado no Assaí, em Alcântara, que recebeu mais de 335 quilos de resíduos. Somando todas as unidades, a cidade já destinou mais de 664 toneladas de resíduos, incluindo plásticos, papéis, vidros, metais, eletrodomésticos e óleo de cozinha usado.
Um dos frequentadores assíduos é Thiago Guedes, de 40 anos, residente no bairro Porto da Pedra. Ele afirma que passou a perceber a quantidade de resíduos recicláveis em seu lixo doméstico após o início do uso do Ecoponto, o qual frequenta mensalmente. Para o publicitário, a iniciativa não só contribui para o meio ambiente como também oferece uma remuneração que ajuda nas despesas de rotina, como compras no sacolão.
Guedes destaca ainda a importância de conscientizar a comunidade: “Recomendo que todos utilizem o Ecoponto. É uma forma de descartar resíduos de maneira correta e de contribuir para a cidade e o planeta. Nosso lar oferece muitos materiais recicláveis, como embalagens de leite e óleo de cozinha, que podem ser descartados nos locais adequados.”
Os Ecopontos foram criados pela Secretaria de Conservação, por meio da campanha Limpa São Gonçalo, com suporte da Eccos Sustentável. O projeto faz parte da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais, que prevê a implantação da coleta seletiva no município. Um quinto equipamento está em construção no CIEP Municipalizado 250, no bairro do Gradim.
O secretário de Conservação, Edson Leal, reforça o sucesso da iniciativa e a intenção de expandi-la. Segundo ele, os Ecopontos ajudam a destinar corretamente o lixo produzido pelos moradores, evitando poluição, enchentes e outros problemas ambientais. Além disso, o projeto complementa ações de obras de macrodrenagem realizadas na cidade, contribuindo para melhorias na qualidade de vida da população.
Atualmente, todos os pontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os locais estão distribuídos nas seguintes ruas e praças: Barro Vermelho (Rua Lúcio Tomé Feteira), Santa Luzia (Rua Visconde Seabra), Zé Garoto (Praça Estephânia de Carvalho) e Alcântara (Rua Doutor Alfredo Backer, 605, dentro do Assaí Atacadista).
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



