a partir das 7h desta segunda-feira (19), São Gonçalo deu início a importantes mudanças no trânsito do bairro Vila Lage, marcando o início de novas interdições coordenadas pela Secretaria de Transportes da Prefeitura. A interrupção do fluxo de veículos na Rua Maurício de Abreu, entre a Avenida Lúcio Tomé Feteira e Travessa Fatore, é parte integrante das obras do trecho 1 do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI).
com o intuito de manter a mobilidade durante as intervenções, o desvio de trânsito será realizado pelo cruzamento da Avenida Paiva e Rua Lúcio Tomé Feteira. A pista no sentido Neves/Paraíso/BR-101 permanece inalterada no momento. A interdição se estenderá durante o período das obras, e guardas municipais estão presentes para orientar os motoristas e garantir a fluidez do trânsito.
o prefeito Capitão Nelson está animado com o projeto, que prevê a criação de novo corredor viário e ciclovia ligando o bairro de Neves a Guaxindiba. “é um projeto que vai atingir todo o município. é um projeto grande, que estamos realizando em parceria com o governador Cláudio Castro e com o secretário das Cidades, Douglas Ruas. aqui, o foco é no trabalho e em melhorar a vida do gonçalenses”, afirmou o prefeito.
as obras do MUVI estão sendo realizadas pelo Governo do Estado do Rio, através da Secretaria das Cidades. a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais da Prefeitura de São Gonçalo foi a responsável pela aprovação do projeto e captação dos recursos junto ao Estado e está acompanhando todo o andamento das obras.
o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também enfatizou a importância do projeto.
“tenho o privilégio de acompanhar essas intervenções desde a sua concepção, ainda como gestor municipal, e agora como secretário das Cidades. o maior projeto de mobilidade urbana já realizado na cidade segue em ritmo acelerado e irá beneficiar milhares de pessoas”, destacou.
os gonçalenses também estão com altas expectativas com o MUVI. “esse projeto parece que vai ser bacana, estou ansioso para ver como ficará quando tiver pronto. esse tipo de coisa nunca aconteceu aqui antes, foi só o Capitão Nelson que fez isso. o projeto é legal, eu vi um vídeo na internet sobre a ideia e gostei, vai ajudar principalmente quem utiliza ônibus. tudo o que se faz para melhorar vem para o bem né?”, contou o aposentado Milton Fernando Conceição, de 58 anos, que foi nascido e criado no Vila Lage.
a pavimentação no Porto Velho, entre a Rua Luís Aguiar e a Avenida Canal, está em andamento, com a conclusão do processo de instalação de manilhas para a drenagem.
os trechos 1 (Neves – Porto Velho), 2 (Porto Velho – Camarão), e 3 (Região Central) estão em obras. a intervenção vai transformar toda a cidade com uma grande revitalização do trecho da antiga linha férrea, e também vai facilitar a locomoção de uma ponta à outra da cidade. com investimento de R$262.184.615,51 o projeto prevê a criação de novo corredor viário, com pistas de BRS e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, cortando um trecho de 18 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas.