julho 15, 2024
15/07/2024

São Gonçalo lança campanha contra Poliomielite

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
São Gonçalo lança campanha contra Poliomielite

Nesta segunda-feira, São Gonçalo dá início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A ação vai até o dia 14 de junho. O objetivo é vacinar crianças entre um ano e quatro anos de idade. A vacinação acontecerá em 62 unidades de saúde.

Proteção e Prevenção

A poliomielite, uma doença que pode causar paralisia infantil, é prevenida pela vacinação. É fundamental que as crianças sejam imunizadas. A vacinação protege contra o comprometimento do sistema nervoso, que pode levar à paralisia dos membros e, em casos graves, à morte. O esquema vacinal inclui doses aos dois, quatro e seis meses de vida, com reforços aos 15 meses e aos quatro anos.

Cuidados e Orientações

A vacinação deve ser evitada em caso de febre ou reações adversas graves em doses anteriores. Antibióticos não impedem a vacinação. É possível administrar a vacina contra a poliomielite simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.

Os responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS para atualização conforme o esquema vacinal.

Meta da Campanha

São Gonçalo tem 13.821 crianças na faixa etária visada, de acordo com o IBGE. A meta é vacinar 95% delas, ou seja, pelo menos 13.129 crianças. Reduzir a aplicação das vacinas pode trazer de volta doenças controladas, causando surtos e epidemias. A vacinação é uma medida crucial.

Eventos pós-vacinação incluem dor e vermelhidão no local da aplicação. Reações adversas são raras, mas a proteção é essencial. Unidades de Vacinação em São Gonçalo

Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa
USF Jardim Catarina I
USF José Avelino de Souza, Tribobó
USF Agenor José da Silva, Jardim Catarina
USF Louis Pasteur, Guaxindiba
Clínica Gonçalense do Barro Vermelho
PAM Coelho
Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto
USF Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo
USF Barbosa Lima Sobrinho, Boa Vista

Manter a vacinação em dia é vital para garantir a saúde e o bem-estar das crianças, protegendo-as contra a poliomielite.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter