novembro 22, 2024
novembro 22, 2024
22/11/2024

São Gonçalo: Nova unidade para acolhimento de adultos em situação de vulnerabilidade

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
São Gonçalo Anuncia Nova Unidade para Acolhimento de Adultos em Situação de Vulnerabilidade

São Gonçalo dá um passo significativo na promoção do cuidado e assistência aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social devido ao uso de álcool e drogas ilícitas. Uma Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) está sendo construída no bairro do Coelho, com obras de reforma e adequação em andamento em um imóvel que teve sua preparação iniciada em governos anteriores. A entrega do novo equipamento, prevista até o final deste ano, visa atender às demandas da Coordenação de Saúde Mental.

A UAA terá uma estrutura completa, incluindo quatro quartos coletivos, sala de jantar, sala de TV, banheiros, lavanderia, cozinha, vestiários, recepção, acolhimento, sala de reunião, administração e almoxarifado. O imóvel passará por uma revitalização abrangente para garantir a adequação dos novos espaços.

Destinada a oferecer acolhimento temporário a adultos com mais de 18 anos em situação de vulnerabilidade social devido ao uso de substâncias ilícitas, a UAA proporcionará atenção psicossocial transitória tanto para homens quanto para mulheres. O encaminhamento para a UAA será realizado pelos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Capsad) do município.

Com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias, a unidade contará com uma equipe multiprofissional diária. Além dos cuidados necessários, os acolhidos terão acesso a alimentação e participarão de atividades direcionadas conforme seu perfil, habilidades e necessidades individuais. A UAA também coordenará atendimentos com outros serviços municipais, se necessário. O período máximo de permanência na unidade será de seis meses, durante o qual será trabalhado o retorno para o território e a reintegração familiar. A capacidade da unidade é de até 12 adultos.

Maraísa Coutinho, coordenadora da Saúde Mental, enfatiza que a UAA não terá a função de uma clínica de reabilitação, mas servirá como um local para que os usuários possam se alimentar, dormir e conviver sem o uso de substâncias ilícitas. O foco estará na redução de danos e na promoção da desintoxicação.

Serviço:

Capsad

Endereço: Rua Coronel Serrado, 1.543, Zé Garoto

Telefone: 3705-1554

Capsad Dr. Daniel Gomes da Silva 24h

Endereço: Rua Augusto Franco, 52, Vila Três

Telefone: 3606-9224

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter