Durante todo o mês de janeiro, os seis centros de atenção psicossocial (CAPs) em São Gonçalo estarão realizando atividades em alusão à campanha “Janeiro Branco”. Com o tema “Saúde Mental enquanto há tempo!”, a iniciativa visa alertar a população sobre os cuidados necessários com a saúde mental e emocional, prevenindo doenças como estresse, depressão, ansiedade e pânico.
Usuários dos CAPs, do PAM Coelho e da Clínica do Barro Vermelho, que atendem pacientes de saúde mental, terão acesso a oficinas, rodas de conversa, atividades culturais e promoção à saúde. Palestras serão oferecidas aos funcionários pelo Departamento de Programas (Depro) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Semsadc).
A coordenadora da Saúde Mental, Elaine de Souza Xavier Dias, destacou a escolha de janeiro para a campanha, considerando o período em que as pessoas refletem sobre suas vidas e estabelecem metas para o novo ano. Ela ressaltou a importância de falar sobre o tema para evitar o estresse e transtornos de ansiedade decorrentes de frustrações e traumas passados.
Além das pressões do cotidiano, as doenças mentais podem ser influenciadas por fatores genéticos e abuso de substâncias. A campanha busca também sensibilizar a população para estar atenta às pessoas ao redor que possam precisar de ajuda