novembro 21, 2024
novembro 21, 2024
21/11/2024

Secretário de Saúde de São Gonçalo deixa pasta para cuidar da própria saúde

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

Gestão do médico Gleison Rocha é vista por muitos como um marco na rede de saúde municipal

 

Por Patrick Guimarães,

 

Após realizar um grande avanço na área da saúde em São Gonçalo, o médico Gleison Rocha deixou o comando da secretaria de Saúde do município, na última quinta-feira (1/08). A saída de Gleison vai de encontro à vontade do prefeito, Capitão Nelson, que deposita muita confiança em sua forma de gerir um setor tão importante para a sociedade. Em apenas 20 meses, Gleison Rocha fez o que muitos que passaram pela pasta diziam ser “muito difícil” ou jogavam a culpa no orçamento do município. Inaugurou um centro de imagem; novas clínicas com atendimentos ambulatoriais, consultas e especialidades; reformou praticamente todos os postos de saúde, além da criação de novas unidades; deixa um novo hospital geral em construção; e tem os novos hospitais para tratamentos de câncer e problemas cardíacos; . O empenho diário e sem horário determinado, marca registrada do médico, para ampliar os atendimentos à população na rede municipal, lhe custaram a própria saúde. Gleison pediu para deixar o comando da pasta devido à necessidade de se cuidar, mas deixa a “porta aberta” no governo, em virtude do trabalho realizado até o momento.

Técnico e bom em planejamento, os anos de experiência em gestão hospitalar e atendimento à população levaram o médico Gleison Rocha a assumir a secretaria de Saúde de São Gonçalo, em novembro de 2021. Na cidade, atuou como diretor geral do Hospital Infantil Municipal Darcy Vargas durante longo período. Com olhar logístico sobre a estrutura de saúde na cidade, uniu a experiência com ações e olhar humanizados.

Centro de Imagens marca antes e depois na saúde dos gonçalenses

Um marco histórico na saúde da cidade foi a inauguração do primeiro Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (CIESG), localizado no bairro Vila Três. A estrutura onde a unidade foi criada estava abandonada há mais de dez anos.

O CIESG possui 26 consultórios e equipamentos de ponta, como tomografia, ressonância magnética, raios X e mamógrafo. Também oferece especialidades como cardiologia, neurologia, ginecologia e muito mais. A unidade tem capacidade para mais de 1.300 consultas e exames por dia, incluindo 12 mil exames de imagem e 15 mil consultas mensais.

Vale destacar que não existia essa estrutura na rede pública municipal até a criação da unidade. Até então, a população era obrigada a buscar estes tipos de atendimentos fora da cidade.

Novas unidades e reformas ampliam atendimentos

Ampliação dos espaços fez capacidade de atendimento até dobrar em alguns casos.

Laboratório municipal Ana Nery, no Gradim

Após ser ampliado e reformado, o laboratório municipal Ana Nery passou a atender cerca de 500 pacientes por dia, registrando o dobro da capacidade dos meses anteriores.  No local são realizadas as análises da maioria das unidades de saúde do município, representando uma média de 180 mil análises mensais da população gonçalense.

Laboratório municipal Ana Nery está entre as unidades que dobraram o número de atendimentos

USF Doutel de Andrade, em Maria Paula

Meses após passar por ampliação, a Unidade de Saúde da Família (USF) Doutel de Andrade, em Maria Paula, continua recebendo elogios dos usuários. Tem capacidade para atender 16 mil usuários nos cinco consultórios médicos, odontológico e salas de imunização e curativo. A unidade ainda conta com sala de espera, recepção, esterilização, copa, almoxarifado e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD).

USF Água Mineral

A nova Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro Água Mineral, foi inaugurada em março de 2023 por Gleison e o prefeito Capitão Nelson. Localizada na Avenida Salvatori, 2.160, a nova unidade substituiu a antiga instalação, que era uma pequena casa com poucos cômodos.

USF Água Mineral

Unidade de saúde Haroldo Pereira Nunes, no Porto Novo

A revitalização da unidade de saúde Haroldo Pereira Nunes, no Porto Novo, resultou na ampliação dos serviços disponíveis para a comunidade local. A capacidade de atendimento da unidade varia em torno de 2,2 mil usuários mensalmente. Oferecer seis especialidades médicas, incluindo odontologia, cardiologia, geriatria, ginecologia, pediatria e clínica geral.

Paciente sendo atendido na unidade de saúde Haroldo Pereira Nunes

USF Victor Chimelly, no Paiva

Em maio de 2023, Gleison entregou a USF Victor Chimelly, no Paiva, totalmente reestruturada, com tem capacidade para atender oito mil usuários por mês. Na ocasião, Gleison pediu aos servidores da unidade de saúde para atender bem a população de forma humanizada, com acolhimento e reciprocidade.

“Estamos empenhados em prestar uma assistência melhor para os pacientes. Queremos fazer a diferença. Estamos aqui para servir o público. Por isso, venho pedir a toda equipe do posto que trabalhe com um bom acolhimento e atendimento”, disse Gleison.

Atendimento veterinário

Em janeiro deste ano, um novo Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem) foi inaugurado no bairro Alcântara, ampliando os serviços de atendimento antes oferecidos apenas pelo Cavem Mutuá. No local são realizados procedimentos de castração e consultas ambulatoriais para os animais.

USF Mahatma Gandhi

Localizado no bairro Jardim Califórnia, posto também recebeu reforma e ampliou os atendimentos à população.

Na foto, doutor Gleison e o prefeito, Capitão Nelson

Aqui estão destacados alguns aparelhos de saúde criados na gestão de Gleison Rocha, no entanto, existem muitos outros espalhados por diversos bairros da cidade. Bairros como Vista Alegre, Santa Catarina, Jardim Bom Retiro, Lagoinha, Engenho Pequeno, Rocha, entre outros, também receberam a atenção da Saúde.

O alto índice de aprovação popular se destaca também pela ampliação do hospital de retaguarda Menino de Deus (Centro), a nova Clínica Municipal do Colubandê e mais de 30 unidades de atendimento da rede de atenção básica.

Prédio da nova clínica no Colubandê

Vontade de fazer mais 

“Deixo a pasta neste momento porque realmente preciso cuidar da minha saúde. Se um dia tiver nova oportunidade para continuar este trabalho, de oferecer o que os gonçalenses merecem, quero estar 100% para encarar esse desafio. Dei o meu melhor e saio com sentimento de dever cumprido, apesar de ainda ter muita coisa para ser feita. Tenho certeza de que o prefeito e sua equipe continuarão na construção de um grande legado para a saúde de São Gonçalo”, diz Gleison Rocha.

Gleison Rocha é gonçalense, pós-graduado em Pediatra e tem MBA em Gestão em Administração Hospitalar.

Este texto visa ressaltar a importância que um trabalho sério e comprometido tem para uma cidade. Tais afirmações são baseadas no acompanhamento contínuo sobre o desenvolvimento de São Gonçalo, há mais de 20 anos. É inegável que a cidade vem registrando crescimento significativo em várias áreas e sem dúvidas, a Saúde é uma delas.

Ano de eleições é o período das falácias. Infelizmente, no campo político ganha quem fala melhor, quem convence mais, quando na verdade deveria ser quem faz de verdade, ao invés de ficar “vendendo” sonhos e perspectivas que nunca se concretizam.

Hoje, alguns gonçalenses se perguntam: mantenho o desenvolvimento da cidade ou arrisco em novas promessas?

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter