O ano de 2024 já começa trazendo mudanças significativas para o trânsito de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de aprimorar a fluidez no Centro da cidade, a Secretaria de Trânsito planeja reorganizar os sentidos das vias nos próximos meses, iniciando as intervenções já em 02 de janeiro.
As primeiras mudanças acontecerão no entorno da Praça Conselheiro Macedo Soares, popularmente conhecida como Praça do Turismo. O processo, dividido em fases e com previsão de conclusão em oito meses, busca implementar gradativamente o novo modelo de trânsito. Ações noturnas serão realizadas para causar o menor impacto possível, abrangendo a remoção da rotatória de acesso ao bairro Mumbuca, alterações de sentido na Rua Athaíde Parreiras (rua da delegacia) e na Rua Senador Macedo Soares (Rua do Bradesco). Eixos binários serão estabelecidos nas ruas Domício da Gama, Barão de Inoã, Avenida Nossa Senhora do Amparo e Vereador Francisco Sabino da Costa.
O prefeito Fabiano Horta ressaltou que o projeto foi desenvolvido com base em modelos matemáticos, utilizando contagem e software para assegurar a fluidez do trânsito.
“Encontramos as melhores soluções, e essa rotatória [da Mumbuca], que hoje gera uma grande zona de conflito, será completamente semaforizada, com novos sentidos”, afirmou o prefeito, pedindo compreensão da população durante o período de intervenções.
“Peço muito a compreensão de todos. Maricá tem crescido, o trânsito está cada vez mais caótico, mas ao longo deste ano, trabalhamos muito para construir uma solução definitiva para o Centro da cidade, promovendo fluidez e diálogo entre bicicletas, pedestres e automóveis. Vamos iniciar esse plano agora, em 2 de janeiro”, destacou Horta.