Uma turista colombiana foi formalmente acusada de injúria racial após oferecer uma banana a um capoeirista durante uma apresentação cultural na Rocinha, no Rio de Janeiro. O incidente ocorreu em 26 de maio, mas foi apenas duas semanas depois que a polícia tomou conhecimento do fato, por meio de denúncia registrada na delegacia. A suspeita, que deixou o país no dia seguinte ao episódio, foi identificada e indiciada nesta segunda-feira (22).
Conforme apuração da Polícia Civil, a ação aconteceu após uma apresentação de capoeira conduzida por um projeto social na comunidade. Durante o momento de arrecadação de doações, conhecida como “passar o chapéu”, a turista retirou uma banana de sua bolsa e entregou ao capoeirista, ato que causou a interrupção da arrecadação. A vítima, ao perceber a atitude, deixou de coletar as contribuições e recolheu o chapéu.
A investigação foi deflagrada após o registro do ocorrido na 11ª DP, que iniciou buscas para identificar a mulher responsável. Durante diligências, agentes descobriram que ela havia retornado ao país no dia seguinte ao episódio. Com base em elementos coletados, a polícia concluiu o procedimento, fazendo o indiciamento formal da suspeita por injúria racial. Além disso, foi solicitada a inclusão do nome da colombiana na lista vermelha da Interpol, visando facilitar futuras ações de localização. Não há informações disponíveis sobre os próximos passos ou desdobramentos finais do caso.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



