A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) iniciou, nesta quarta-feira (11/06), as inscrições para os pedidos de isenção da taxa de inscrição do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026. Os interessados já podem consultar todas as normas e datas através da página do Vestibular Uerj. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição podem ser feitos até domingo, 15 de junho, por meio da página oficial do Vestibular Uerj.
Conforme o edital publicado, os candidatos que comprovarem carência socioeconômica e que já tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio têm direito ao benefício. A relação completa de documentos exigidos está disponível no edital.
Os candidatos que obtiveram isenção no 1º Exame de Qualificação e compareceram à prova realizada em 8 de junho já estão isentos da taxa do segundo exame.
O resultado final dos pedidos de isenção será divulgado em 10 de julho. Os candidatos que obtiverem a isenção deverão se inscrever para participar da prova entre 10 de julho e 4 de agosto. A realização da prova está agendada para 31 de agosto, sendo que a leitura recomendada para o 2º Exame de Qualificação é o romance “Senhora”, de José de Alencar.
A primeira etapa do Vestibular Uerj consiste em dois Exames de Qualificação, sendo obrigatória a realização de pelo menos um deles. As provas contêm questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas pelas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Os candidatos recebem conceitos de “A” a “E”, conforme o desempenho. Notas acima de 40% geram conceitos válidos para a próxima fase: “A” (20 pontos), “B” (15), “C” (10) e “D” (5). O conceito “E” desclassifica o candidato para a próxima etapa.
Os candidatos que não obtiveram conceito satisfatório no 1º Exame de Qualificação ou desejam aprimorar sua pontuação podem se inscrever para o segundo exame. Será considerado o melhor desempenho entre os dois.
Os aprovados na fase de qualificação podem realizar o exame discursivo. Nesta etapa, os candidatos escolhem o curso e optam pelo sistema de cotas, se for o caso.
Foto: Reprodução/Internet
