Museu da Caricatura Brasileira _ Foto: Divulgação
O Museu da Caricatura Brasileira será inaugurado no Rio de Janeiro em 18 de dezembro. O historiador Luciano Magno é o idealizador do museu, que exibirá mais de 100 mil itens de seu acervo. Com 1.000 m² e 14 salas em 3 andares, o MCB está localizado na Rua Primeiro de Março, 22, Centro do Rio. A abertura será na quarta-feira, às 18h.
Luciano Magno, além de historiador, é colecionador e caricaturista. Ele é autor do livro “História da Caricatura Brasileira” e presidente do museu. O MCB integra o programa Reviver Cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro. O museu abrigará exposições históricas e contemporâneas de renomados caricaturistas, como J. Carlos, Calixto Cordeiro, Raul Pederneiras, entre outros.
O programa Reviver Cultural tem revitalizado o Centro do Rio, especialmente na região da Praça XV. Imóveis históricos foram reocupados para abrigar atividades culturais. Estima-se que mais de 40 imóveis tenham sido requalificados para esse fim. O MCB apresentará exposições emblemáticas em sua inauguração, divididas em três andares.
– Primeiro andar: Exposição sobre o Centenário da Independência do Brasil, com obras de artistas como J. Carlos, Calixto Cordeiro e Luiz Peixoto.
– Segundo andar: Homenagem às precursoras brasileiras da caricatura, Nair de Teffé e Hilde Weber, e exposição permanente sobre a história da caricatura no Brasil.
– Terceiro andar: Acervo da 5ª Bienal Internacional da Caricatura, com trabalhos de artistas contemporâneos renomados.