outubro 11, 2024
11/10/2024

Unidade de pronto atendimento em Santa Luzia passa por aprimoramentos e introduz novos serviços

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Unidade de pronto atendimento em Santa Luzia passa por aprimoramentos e introduz novos serviços

Desde a assunção pela Prefeitura de São Gonçalo, a Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Santa Luzia tem implementado melhorias estruturais e introduzido novos serviços. Ao longo deste ano, diversas obras foram concluídas, com previsão para outras em 2024, juntamente com a implementação de novos protocolos de atendimento. Um dos avanços significativos da unidade é o lançamento do telefone (21) 4040-6923 neste mês. Atualmente, a UMPA atende aproximadamente 11 mil pacientes mensalmente.

O início de 2024 marcará a inauguração de uma nova recepção na unidade, com uma sala fechada destinada aos funcionários. A sala de medicação adulta recebeu um balcão para manipulação de medicamentos, e a sala de medicação pediátrica foi separada da sala amarela pediátrica. Quatro banheiros na recepção foram reformados. Além disso, o ambiente foi enriquecido com uma sala adicional de classificação de risco, outro consultório pediátrico e a Sala de Atendimento ao Usuário (SAU).

“A recepção está passando por diversas modificações. Os funcionários do atendimento inicial agora têm uma sala fechada para garantir maior segurança no tratamento dos pacientes. Atualmente, contamos com duas salas de classificação de risco, o que agiliza o atendimento. Também inserimos quatro supervisores no salão para avaliar os atendimentos, auxiliar os pacientes e a administração, já que possuem acesso ao sistema por meio de tablets”, compartilhou Renata Nascimento, coordenadora administrativa da unidade.

Além das alterações estruturais, houve também uma mudança na aparência visual da unidade, com adesivos nas portas e na área externa. Todas as lâmpadas estão em pleno funcionamento, e foram adquiridos novos condicionadores de ar e cadeiras para o público. Para o próximo ano, está prevista a troca do castelo d’água, revisão completa da parte elétrica e mudança do setor de isolamento.

“A intenção é proporcionar à sala amarela um balcão com entrada para o isolamento. Desta forma, não será necessário designar um profissional exclusivamente para o isolamento, otimizando a equipe, que poderá realizar outros atendimentos. Ganhamos também mais leitos quando o isolamento não estiver em uso. As obras visam atender melhor o paciente e proporcionar mais segurança aos funcionários”, explicou a diretora médica, Dra. Camille Feitoza.

Embora as obras sejam cruciais, não foram as únicas realizadas. Mudanças no fluxo de funcionamento e novos protocolos de atendimento já foram implementados, com outros a caminho. A unidade também incorporou um nutricionista e começou a aplicar medicação intramuscular sem a necessidade de internação do paciente.

“Criamos novos fluxos estruturais, orientação e capacitação da equipe para agilizar o atendimento e otimizar o uso dos médicos. Um dos benefícios é para o paciente que necessita de medicação intramuscular. Agora, ele pode procurar a unidade para a aplicação, sem a necessidade de internação. Com isso, teremos a liberação de leitos e maior qualidade para o paciente. Estamos implementando um protocolo municipal de atendimento para dor torácica, a principal queixa da unidade, e criaremos um novo protocolo para o acidente vascular encefálico (AVE), a segunda maior causa de atendimento”, descreveu a Dra. Camille.

A médica destacou ainda que a unidade reduziu significativamente o tempo de realização do eletrocardiograma (ECG), de 60 para 28 minutos. “No entanto, ainda estamos longe da meta mundial, que preconiza que o ECG seja realizado em até 10 minutos da chegada do paciente à unidade. Acreditamos que, com a implementação deste protocolo municipal, conseguiremos atingir essa meta, pois tempo é músculo”, concluiu a doutora.

As melhorias também se estenderam ao exterior e ao acesso da Umpa, que agora conta com entradas separadas para pedestres, veículos e ambulâncias, além de refletores em toda a área externa. Com todas essas melhorias, a Umpa experimentou um aumento no atendimento desde a municipalização, passando de 7 mil atendimentos para os atuais 11 mil pacientes por mês.

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