setembro 19, 2024
19/09/2024

Vacinação contra HPV em dose única em São Gonçalo

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Vacinação contra HPV em dose única em São Gonçalo

O Ministério da Saúde realizou uma modificação no esquema de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). A partir de terça-feira (9), a Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo inicia a vacinação contra o HPV em dose única para todos os gonçalenses com idades entre 9 e 19 anos, tanto meninos quanto meninas. A aplicação da vacina está disponível nos postos da rede municipal de saúde com sala de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Adolescentes de até 19 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não foram vacinados agora têm a oportunidade de se imunizar. Além disso, pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídas como grupo prioritário para a vacinação. Letícia Rodrigues, coordenadora de imunização da Secretaria, afirmou: “Faremos uma estratégia de resgate de adolescentes até 19 anos não vacinados para atualizar a caderneta de vacinação. E se o indivíduo já tem alguma dose, o esquema vacinal será considerado concluído”.

Grupos com condições clínicas especiais até os 45 anos também têm acesso à vacina, mediante solicitação na unidade de saúde mais próxima, com apresentação de laudo médico comprovando a comorbidade, conforme o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie). Além disso, vítimas de violência sexual até 45 anos têm direito à vacinação. Não houve mudança no processo de vacinação para esses públicos.

Os portadores de PPR seguirão o esquema de três doses (0, 2 e 6 meses), independentemente da idade e com prescrição médica. A vacinação de adolescentes contra o HPV tem mostrado resultados positivos na prevenção e redução das doenças causadas pelo vírus HPV, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, além de verrugas genitais.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter