A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro confirmou nesta quarta-feira (30) o primeiro caso da subvariante Ômicron EG.5, conhecida como Éris, na cidade. O paciente, um homem de 46 anos da região de Cosmos, Zona Oeste, apresentou sintomas leves e está em isolamento domiciliar, sem mais sintomas. Surpreendentemente, ele não possui histórico de viagem, sugerindo transmissão local da linhagem Éris.
O paciente não recebeu a dose de reforço com a vacina bivalente contra a COVID-19, sublinhando a importância da SMS em recomendar que todas as pessoas acima de 12 anos recebam pelo menos uma dose da bivalente, que mantém a proteção contra casos graves da Ômicron. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, enfatizou que a subvariante EG.5 é sensível à vacina bivalente e instou os cariocas a procurar unidades de saúde para vacinação, independentemente do esquema vacinal anterior.
Todas as unidades de saúde do município estão preparadas para realizar testes da COVID-19. Em caso de sintomas como gripe, tosse e febre, a população é aconselhada a fazer o teste e, se positivo, permanecer em isolamento por sete dias. A cidade do Rio de Janeiro atingiu 98% de cobertura vacinal com as doses iniciais, mas é vital receber a dose de reforço para manter a proteção.
Nos últimos sete dias, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 1.875 novos casos confirmados de COVID-19 e quatro mortes. Desde março de 2020, o Rio acumula 2.827.604 casos e 77.376 mortes pela doença.