Neste domingo (2), a Zona Oeste do Rio recebeu a inauguração da Horta de Sepetiba, um empreendimento que simboliza um grande avanço nas políticas de agricultura urbana, segurança alimentar e sustentabilidade na capital fluminense. A área verde, com 4.652 metros quadrados, faz parte do programa Hortas Cariocas, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC).
Com 194 canteiros de seis metros quadrados cada, a Horta Sepetiba, a maior da América Latina, foi estrategicamente instalada e tem capacidade para produzir cerca de seis toneladas de alimentos frescos e saudáveis por ano. O projeto se destaca como um marco na transformação urbana e social, gerando renda e promovendo o engajamento comunitário na Zona Oeste carioca, conforme afirmou o prefeito Eduardo Paes (PSD).
O programa Hortas Cariocas visa combater a insegurança alimentar, gerar emprego e renda, além de transformar terrenos ociosos em espaços produtivos e educacionais. Atualmente, o Rio de Janeiro possui 53 hortas comunitárias ativas, além de 30 hortas em escolas da rede municipal de ensino, beneficiando diretamente 20.450 alunos.
Foto: Divulgação / Internet



