junho 23, 2026
junho 23, 2026
23/06/2026

Fiocruz descarta suspeita de ebola em paciente vindo de Uganda no Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou neste domingo (31) que um paciente internado no Rio de Janeiro não apresenta mais suspeita de ebola. O homem, que chegou de Uganda, estava sob isolamento no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas como medida de precaução.

Na sexta-feira à tarde, o paciente foi admitido na unidade com sintomas como tosse, diarreia e calafrios. Com base em seu histórico de viagem e quadro clínico, a equipe médica adotou os procedimentos padrão, incluindo o isolamento e a coleta de amostras para análise de possíveis agentes infecciosos.

Na mesma ocasião, exames iniciais indicaram que a doença não era ebola, apontando para uma possível malária. Testes mais detalhados realizados neste domingo pelo Instituto Oswaldo Cruz, a partir de sangue, urina e saliva do paciente, confirmaram a ausência do vírus.

Com a confirmação, o homem foi retirado do isolamento e continua recebendo tratamento para malária. A Fiocruz enfatizou que o risco de transmissão da doença no Brasil permanece considerado baixo.

Nas últimas horas, há também a vigilância de um segundo caso suspeito no país. Um imigrante do Congo está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, aguardando resultados de exames específicos, cuja divulgação está prevista para segunda-feira (1º). As autoridades de saúde continuam acompanhando a situação.


Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.

Vinkmag ad