Uma turista colombiana foi indiciada por injúria racial após um incidente ocorrido durante uma apresentação cultural na Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro. Antes que pudesse ser presa pelas autoridades, a mulher deixou o Brasil com destino à Colômbia, buscando evitar responsabilizações criminais.
Segundo investigações conduzidas pela 11ª Delegacia de Polícia (Rocinha), o episódio ocorreu no dia 26 de maio, em uma atividade de capoeira promovida por um projeto social na comunidade. Ao final do evento, um dos capoeiristas solicitou doações voluntárias por meio do tradicional “passar o chapéu”. Nesse momento, a turista retirou uma banana de dentro de sua bolsa e ofereceu à vítima, ato considerado uma ofensa racial. A vítima, ao perceber a ação, recolheu o chapéu e demonstrou desconforto com a situação.
No dia 28 daquele mês, o caso foi oficialmente registrado na delegacia, que iniciou uma investigação rápida para esclarecer os fatos. Com trabalho de inteligência, os agentes identificaram a mulher, constatando que ela tinha retornado para a Colômbia no dia seguinte, 27 de maio, com intenção de evitar consequências criminais no Brasil.
Diante dos avanços na apuração, as autoridades conseguiram reunir elementos suficientes para formalizar o indiciamento da colombiana na segunda-feira. Além de responder criminalmente por injúria racial, foi solicitado o registro de seu nome na lista vermelha da Interpol, a fim de facilitar sua localização e eventual captura. O caso ainda aguarda seus desdobramentos futuros.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



