junho 22, 2026
junho 22, 2026
22/06/2026

Unidades de saúde de São Gonçalo promovem ações de conscientização sobre prevenção do diabetes

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo iniciou nesta semana uma série de atividades para reforçar a conscientização sobre o Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho. As ações nas unidades de saúde da família visam promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo da doença.

Na manhã desta segunda-feira, a primeira atividade ocorreu na Unidade de Saúde da Família Mahatma Gandhi, às 9h. Durante toda a semana, diversos encontros e orientações serão realizados, incluindo palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos e orientações sobre práticas de vida saudável. Os profissionais de saúde irão abordar temas como alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e a importância do acompanhamento médico regular para gerenciamento da condição.

Segundo a coordenadora do programa Hiperdia, Juliana Silva, o objetivo é esclarecer dúvidas sobre os sintomas do diabetes, que incluem sede excessiva, aumento da frequência urinária, perda de peso e fadiga. Ela destacou que, se não tratado, o diabetes pode acarretar complicações graves, como doenças vasculares, renais, cardíacas, além de problemas neurológicos e o risco de cegueira. A informação adequada é vista como uma ferramenta essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença.

A doença crônica, que apresenta dois tipos principais, está ligada a fatores de risco diversos, incluindo aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. A descoberta precoce pode ser feita em unidades de atenção primária, mediante consulta com clínico geral, em que o paciente realiza os exames necessários. Para os pacientes insulinodependentes, existe cadastro no Núcleo de Assistência Farmacêutica da Secretaria, onde recebem insulina e materiais de medição de glicose gratuitamente. Os interessados devem apresentar documentos como identidade, cartão do SUS, CPF, comprovante de residência e receita médica.

A programação de atividades continuará até o dia 26, com ações em diferentes unidades de saúde, incluindo as comunidades de Jardim Califórnia, Itaúna, Itaoca e Mutuá. A iniciativa busca reforçar a importância de hábitos de vida saudáveis na prevenção da doença, que, se não controlada, pode desenvolver complicações sérias, afetando diversas funções do organismo.


Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.

Vinkmag ad