A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou recentemente o uso do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), destinado ao tratamento de pacientes adultos com câncer de mama avançado não operável ou que já se disseminou para outras regiões, após tentativa prévia de terapia hormonal. A aprovação visa ampliar as opções de tratamento para esse perfil de pacientes, sobretudo aqueles com tumores positivos para receptor de estrogênio (ER+) e negativos para HER2, apresentando mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).
O Inluriyo®, desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly do Brasil, é administrado por via oral e indicado como monoterapia. Segundo informações da agência, o tumor atendido por esse medicamento possui características específicas: é receptor de estrogênio positivo, HER2 negativo e apresenta mutação no ESR1.
Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que o câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres no Brasil. Entre 2023 e 2025, foram registrados cerca de 73.610 casos, o que representa cerca de 30% do total de diagnósticos de câncer na população feminina no país. No momento, a regulamentação do Inluriyo® traz uma nova alternativa às terapias existentes, podendo impactar o gerenciamento clínico de casos avançados ou inoperáveis.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



