Direto de Nova Cidade, as meninas do EJA da Escola Municipal Visconde de Sepetiba, São Gonçalo, estão botando pra quebrar com a exposição “Elas Por Elas”. A galera se inspirou no Dia Internacional da Mulher e montou essa exposição com fotos que mostram o que as mulheres passam na vida. O bagulho foi parar no auditório da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo, e a reflexão tá rolando solta!
O tema da exposição foi toda aquela parada de violência, seja física, psicológica ou patrimonial. As fotos conceituais foram ideia e produção das próprias alunas, que escolheram os temas e como mostrar tudo nas imagens.
A professora de artes, Viviane Goulart, elogiou o trampo das meninas: “Elas queriam mostrar a realidade, que isso acontece com muitas pessoas, muito mais do que a gente imagina. O nome da exposição veio delas, assim como a ideia de que as mulheres precisam se apoiar, e isso tá bem claro em algumas fotos. Elas trouxeram muito do que já viveram ou viram familiares vivendo, achei isso incrível.”
A subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes, sacou a vibe das fotos e levou a exposição pra Secretaria de Educação. A visitação ficou aberta o dia todo, pra todo mundo dar uma conferida e tirar um tempo pra pensar.
“Um trampo tão sensível e forte como esse não podia ficar só na escola. As meninas do EJA mandaram super bem, falando de uma realidade difícil. Quem passou pra ver ficou tocado com o trampo”, disse a subsecretária.