julho 15, 2024
15/07/2024

Artista de Niterói promove exposição de caricaturas em Itaboraí

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Artista de Niterói promove exposição de caricaturas em Itaboraí

Dan Souza da Silva, um artista de 52 anos, designer gráfico e caricaturista natural da comunidade Coronel Leôncio, situada no bairro Engenhoca, em Niterói, está organizando sua sétima exposição individual na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), em Itaboraí.

A Semana da Cultura, promovida pela Prefeitura de Itaboraí, marcou a inauguração da exposição “Caricaturas por Dan” nesta terça-feira (7). A exposição ficará em cartaz até o dia 7 de dezembro e a entrada é gratuita.

Recentemente, Dan realizou uma exposição no Teatro Municipal de São Gonçalo, onde suas caricaturas ficaram disponíveis para o público por três meses, superando a previsão inicial de um mês. “Até meu amigo de infância, o cantor Buchecha, foi me prestigiar”, afirmou Dan.

A oportunidade de expor em Itaboraí surgiu quando os responsáveis pela Casa de Cultura entraram em contato com Dan e fizeram o convite. Ele aceitou com a condição de que a exposição servisse como uma forma de inspiração para as crianças, não como uma oportunidade de venda de seus produtos.

Segundo o caricaturista, a CCHAT fechou uma parceria com a Secretaria de Educação, e escolas locais visitarão a exposição diariamente. Embora Dan não possa estar presente todos os dias, ele planeja se apresentar para a escola presente na inauguração e criar um vídeo que será exibido para as demais instituições que visitarão a exposição.

“Toda exposição que eu faço tem um único objetivo: incentivar todos aqueles que a visitam, especialmente aqueles que não têm uma referência. Conto minha história e compartilho com as crianças que eu estudei em escola pública, assim como eles, e agora estou expondo meu trabalho em centros culturais. Estou muito honrado e animado, pois esta será a minha primeira exposição em Itaboraí”, afirmou Dan.

A exposição incluirá caricaturas de figuras famosas, como Cartola, Neymar, Claudinho e Buchecha, Nelson Sargento, Marília Mendonça, Gilberto Gil, Silvio Santos, Jô Soares, Carequinha, Elza Soares, Jorge Aragão e muitos outros.

Dan descobriu sua paixão pela caricatura quando era criança e, ao longo dos anos, transformou-a em uma missão para inspirar outras crianças de comunidades carentes. Ele criou o projeto “Desenhando o Futuro”, que leva suas caricaturas e técnicas de desenho para escolas públicas e comunidades carentes.

Apesar de não receber ajuda financeira para o projeto, Dan utiliza seu próprio dinheiro para adquirir materiais e oferecer aulas às crianças. Ele realiza o projeto todos os sábados em sua comunidade, Coronel Leôncio, e, durante a semana, visita escolas e outras instituições quando convidado.

Serviço:

Exposição “Caricaturas por Dan”

Local: Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres – Praça Marechal Floriano Peixoto, 303 – Centro de Itaboraí

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 17h às 21h

Programação de terça-feira, 7 de novembro:

15h – Encontro com alunos da rede municipal

19h – Abertura para o público em geral

Entrada gratuita.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter