julho 16, 2024
16/07/2024

Até 25/06: Carreta eMuseu do Esporte no Centro

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

A abertura das atividades contou com a presença de atletas da cidade e alunos da rede municipal de ensino.

Promovendo experiências únicas e inesquecíveis, a Carreta e-Museu do Esporte iniciou as atividades na Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro, em Itaboraí. Vale lembrar que o veículo equipado com muita tecnologia, interatividade e imersão na história do esporte nacional, estará aberto ao público até o próximo domingo (25/06), sempre de 9h às 16h.

Este projeto que atua com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo do Governo Estadual, já rodou vários estados do Brasil, com o objetivo de levar um novo olhar sobre modalidades do esporte e atletas nacionais.

A idealizadora e gestora do projeto, Bianca Gama, destacou os objetivos da carreta e como ela pode influenciar na visão que as pessoas têm sobre o esporte nacional.

“Temos várias atividades tecnológicas dentro da carreta, tudo com muito conteúdo. São 25 museus digitais, simuladores e utilizamos esses conteúdos para fazer as interações. A gente traz a tecnologia para chamar a atenção do público, fazendo com que eles coloquem em prática o que aprendem aqui. É a forma que a gente encontrou de estimular e fazer com que as pessoas que passam por aqui escutem o testemunho de atletas, experimentem as modalidades e que seja uma sementinha que o esporte pode fazer parte de cada um”, finalizou Bianca Gama.

Todos que comparecerem até domingo (25/06) poderão contar com um veículo equipado com simuladores em tecnologia de ponta, que circula com acervo dos colecionadores e tem o objetivo de mostrar as principais conquistas do esporte brasileiro, além de incentivar a prática desportiva para todas as idades. A carreta e todas as atividades propostas no projeto, são totalmente acessíveis a deficientes visuais, auditivos ou físicos. Além de contar com monitores capacitados para receber esse público.

No interior do veículo, os visitantes contam com nove atividades, dentre eles, simulador de canoagem que gera energia, simulador de ski, atletas em holografia, acervos físicos e muita interatividade. Quem escolher viver essa experiência, poderá apreciar o Maracanã de um ângulo feito por imagens aéreas do estádio. Também uma inédita imersão com tour virtual pelo Complexo Esportivo Júlio Delamare, que garante a apresentação das modalidades natação, salto ornamental, polo aquático e nado sincronizado para todo o público.

Além de todas essas inovações tecnológicas, em uma das salas, os visitantes poderão ver acervos únicos como pegadas de heróis do futebol, incluindo Nenê, Adriano Imperador, Zico e nosso amado Pelé. Para mostrar a importância do esporte na prática, do lado de fora da carreta será montada uma praça esportiva com atividades como badminton, futebol, tênis de mesa, vôlei sentado e muito mais.

A estudante do 7º ano da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, Yasmim de Jesus, de 12 anos, não escondeu a empolgação por participar das atividades da carreta e ainda mandou um recado para quem ainda não foi conhecer o projeto.

“Foi muito bom e divertido, a experiência é inesquecível. Recomendo que todos venham, porque está muito legal e seria uma pena perder”, disse a moradora do bairro Ampliação.

Serviço:

Carreta eMuseu do Esporte
Data: até 25 de junho
Horário: 9h às 16h
Local: Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter