abril 29, 2025
abril 29, 2025
29/04/2025

‘Operação Adolescência Segura’: polícia caça criminosos cibernéticos

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

Nesta terça-feira (15/04), a Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou uma operação significativa denominada “Operação Adolescência Segura”. O foco desta operação é desmantelar um grupo criminoso envolvido em crimes cibernéticos direcionados contra crianças e adolescentes. Simultaneamente, a polícia está executando mandados de prisão temporária, de busca e apreensão, além de internação provisória de adolescentes infratores.

Os crimes investigados incluem ódio, tentativa de homicídio, instigação ao suicídio, maus-tratos a animais, apologia ao nazismo, e armazenamento e divulgação de pornografia infantil. A operação abrange vários estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, com a colaboração das polícias civis dessas regiões.

Adicionalmente, o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) da Secretaria Nacional de Segurança também participa desta ação. Até o momento, a operação já resultou na prisão de dois homens e na apreensão de dois adolescentes.

As investigações que deram origem a esta operação começaram em fevereiro, após a transmissão ao vivo de um ataque violento perpetrado por um adolescente contra uma pessoa em situação de rua. Durante o ataque, o adolescente lançou um coquetel molotov na vítima adormecida, causando queimaduras em 70% do corpo da vítima.

A investigação revelou que o ataque não foi um ato isolado, mas parte de uma série de ações coordenadas por uma organização criminosa especializada em crimes cibernéticos. Este grupo operava em diversas plataformas digitais, manipulando psicologicamente crianças e adolescentes e aliciando-os para atividades criminosas. A investigação contou com o suporte de duas agências norte-americanas, que elaboraram relatórios detalhados sobre as atividades do grupo criminoso.

Foto: Reprodução/Internet

 

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter